O Google começou, no dia 04/01/2024, a desativar os cookies ativados nas suas plataformas por terceiros (ou seja, de outras empresas e aplicativos) para 1% dos usuários do Chrome como parte da fase de testes de uma iniciativa para reduzir o rastreamento de dados que anunciantes usam para identificar consumidores. A iniciativa tem como objetivo é iniciar um teste para acabar completamente com o uso de cookies por terceiros até o fim do ano.
Já percebeu que, quando você faz uma busca por determinado assunto no Google e, da noite para o dia, todos os sites começam a mostrar anúncios relacionados a isso? São os cookies, pequenos arquivos que permitem que sites e anunciantes rastreiem o comportamento online dos usuários, o que serve, na teoria, para melhorar a experiência de navegação, mas tem sido motivo de polêmica em torno da privacidade na internet.
O cronograma para eliminar os cookies de terceiros, no entanto, está sujeito ao órgão regulador antitruste do Reino Unido, a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA). A CMA está investigando se o plano do Google de cortar os cookies pode afetar a concorrência na publicidade digital.
Anunciantes dizem que a perda de cookies no navegador mais popular do mundo limitará sua capacidade de coletar informações para personalizar anúncios e os tornará dependentes dos bancos de dados de usuários do Google.
No âmbito da LGPD, os cookies tem, entre diversas finalidades, identificar usuários de sites. Diante disso, dados pessoais são coletados a partir de interações realizadas em um sítio na internet, em um aplicativo ou em um serviço digital, podem revelar diversos aspectos da personalidade e do comportamento de pessoas.
Em razão, a utilização de cookies por sites ou aplicativos deve estar em conformidade com o que dispõe a Lei Geral de Proteção de Dados. E não é o que vemos atualmente.
A iniciativa do Google busca adequar suas plataformas às legislações de privacidade de dados, seja a LGPD ou o GDPR (União Europeia).