A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou a RaiaDrogasil a apresentar esclarecimentos sobre o uso de dados pessoais dos clientes.

A notificação se baseia em reportagem do UOL de setembro, que revelou que a rede de farmácias criou uma empresa para comercializar dados dos consumidores com anunciantes, chamada RD Ads.

Ainda de acordo com o texto do UOL, os consumidores seriam induzidos a conceder seus dados pessoais com a promessa de obter descontos em preços de produtos e serviços, especialmente medicamentos.

O anunciante entra em contato com a RD Ads, diz qual público quer atingir e a empresa faz a busca no banco de dados da RaiaDrogasil. Quem toma antidepressivo, por exemplo. A propaganda é então direcionada a essas pessoas não só no site da farmácia, mas nas redes sociais e no YouTube.

A base de dados da RaiaDrogasil tem até 15 anos de dados de 48 milhões de pessoas – uma de cada cinco da população brasileira. São informações sensíveis, que revelam o histórico de saúde e o comportamento sexual.

O que a Senacon questionou?

A notificação é assinada por Wadih Damous, Secretário Nacional do Consumidor. A RaiaDrogasil ainda não confirmou o recebimento. Assim que o fizer, terá dez dias para responder.

“A legislação brasileira estabelece diretrizes claras para a proteção de dados pessoais sensíveis, com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É fundamental que as empresas cumpram rigorosamente essas regulamentações, garantindo que o consentimento dos consumidores e consumidoras seja obtido de forma transparente e que os dados sejam tratados de acordo com as finalidades informadas”, afirma Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.

O órgão pretende saber, por exemplo, se os consumidores deram consentimento para o “uso dos dados para fins de publicidade e propaganda da empresa e/ou de terceiros”.

A política de privacidade da RaiaDrogasil vigente até a publicação da reportagem não mencionava a monetização dos dados para propaganda de terceiros.

A Senacon também questionou se a RD Ads pertence ao mesmo grupo da RaiaDrogasil e questionou sobre seu modelo de negócio.

Segundo comunicado aos investidores da RaiaDrogasil, a empresa constituiu a RD Ads em novembro de 2021, “cujo principal objetivo é monetizar os dados junto às Indústrias e Agências de Publicidade, conectando as marcas aos clientes mais relevantes”.